Como vencer o medo do fracasso  

Kelly • jul. 16, 2021

A insegurança geralmente aparece quando estamos diante de um grande projeto, ao receber uma promoção, antes de uma apresentação em público, entre diversas outras situações que nos fazem sair da zona de conforto. Esse sentimento pode estar relacionado com o medo do fracasso, uma vez que o desconhecido costuma incomodar e preferimos sempre estar no controlo.

Na medida certa, a insegurança pode ser positiva. Isso porque essa sensação estimula o indivíduo a preparar-se e autodesenvolver-se. Contudo, quando ela limita a capacidade de realização, de gerar movimento e de transformação, passa a ser um aspeto que precisa de ser observado com atenção para que não cause prejuízos.

1. Saiba que tentar é o único caminho

Não deixe que o medo de errar impeça-o de lutar por seus objetivos. Nada na vida é garantido, e a única certeza que existe é a de que parados não conseguimos nenhum resultado. Portanto, arrisque e ouse em fazer diferente! Claro, considerando alguns pontos que merecem cuidado.

Ficar inerte e deixar bloquear-se pelo medo pode até parecer uma forma de evitar o sofrimento. Entretanto, quem age assim irá sofrer, mas por outro motivo, pois ficará naquela eterna dúvida que começa com “e se eu tivesse tentado”. Evite levar a vida com base em suposições, escreva a sua história e construa um legado de crescimento e superação.

2. Dê um passo de cada vez

Todas as pessoas têm limitações que devem ser respeitadas e entendidas para, assim, fazer o melhor uso de suas competências e habilidades. Entenda que continuar a seguir em frente é mais importante do que ir mais rápido. Avance sempre ao seu ritmo, dando um passo de cada vez, e sinta-se mais preparado a cada etapa concluída.

Ao descobrir o seu próprio tempo poderá planear as suas ações de forma mais coerente com o que deseja e acredita. Assim, a sua motivação irá ser fortalecida para que siga sempre em frente, sem pensar em desistir a cada obstáculo que surgir.

3. Tenha uma atitude positiva

As coisas nem sempre acontecem conforme o planeado, e é normal que imprevistos e situações inesperadas apareçam durante o percurso. Tenha em mente que errar é humano, e sempre que fracassar em alguma coisa tente entender o motivo para isso ter acontecido e aprenda com os erros. Mantenha uma postura otimista, e lembre-se que sua atitude diante dos acontecimentos é mais importante do que os factos em si.


Acredite, a forma como leva a vida e as suas experiências fazem uma grande diferença em relação à sua postura perante os desafios. Pessoas positivas tendem a ter mais coragem de seguir em frente porque esperam pelo melhor e isso motiva-as a ir em frente sempre.

4. Avalie as suas potencialidades

Todos nós possuímos um potencial infinito, que precisa apenas de ser identificado e despertado. Para isso, invista em autoconhecimento e desfrute do seu poder pessoal de maneira plena e completa, gerando transformações e mudanças. Para o ajudar, procure ajuda de um Coach, um profissional capacitado em ajudá-lo a descobrir o melhor de si!


A partir do momento em que tiver consciência sobre as suas potencialidades, conseguirá usá-las a seu favor. O efeito dessa descoberta pode ser comparado às histórias de super-heróis, pois quando eles descobrem o poder que possuem começam a utilizá-lo em prol do que acreditam.

5. Evite ver a falha como o fim de tudo

Geralmente, as pessoas que têm um medo incontrolável do fracasso sentem-se dessa maneira porque veem uma falha como o fim de tudo. E a verdade é que as coisas não são bem assim, um erro pode significar uma grande aprendizagem e o ponto de viragem para alcançar o sucesso.


Se realmente compreender isso, passará a encarar as situações com muito mais leveza. É como se um grande peso fosse retirado das suas costas, pois continuará na procura do melhor resultado, mas, caso ele não venha, terá serenidade para lidar com as consequências.

6. Lembre-se de tudo o que já conquistou até aqui

O medo caminha lado a lado com a insegurança, então, se a ideia é vencê-lo é preciso fortalecer a autoconfiança. Como a mente tem a tendência de dar mais ênfase para fracassos do que sucessos, devemos forçá-la a lembrar-se das conquistas.

Para isso, pegue numa caneta e papel e anote todos os êxitos mais importantes da sua vida. Assim, perante uma lista que conta um pouco sobre a sua história e o seu potencial, começará a ver-se com outros olhos, passando a acreditar mais em si mesmo.

7. Evite as comparações

Geralmente, pessoas que sentem medo do fracasso comparam-se com terceiros, como uma forma de reforçar os próprios argumentos de que não serão capazes de alcançar um objetivo. Perceba o quanto isso é injusto e dificulta o desenvolvimento. É por isso que se diz que o pior inimigo que alguém pode ter é si mesmo.

Portanto, se deseja alimentar pensamentos positivos e não o contrário, pare de se comparar. Cada pessoa tem a sua história, os seus desafios e conquistas, não faz sentido comparar um e outro, porque isso não trará nada de bom para a sua vida. Prefira utilizar as histórias de terceiros como inspiração para que construa o seu próprio trajeto.

8. Fale sobre o que está a sentir

Quando os pensamentos estão a fervelhar na nossa mente, tudo parece maior e mais impactante. Por isso é tão importante falar sobre o que está a sentir, porque, enquanto fala, precisa de formular melhor as ideias, o que acaba por enfraquecer várias delas.


Pode compartilhar o que está a sentir com uma pessoa da sua confiança ou mesmo com um profissional, se preferir. O importante é colocar tudo isso para fora e evitar que o medo lhe consuma e faça desistir dos seus sonhos.

9. Saiba adaptar-se

A adaptabilidade é uma característica bastante importante no mundo atual, em que as coisas mudam rapidamente. Pessoas que são mais flexíveis e conseguem lidar bem com mudanças vivem com mais leveza.

Claro que perder algo ou alguém que se goste é difícil, contudo, quanto mais flexível for, mais facilmente irá acostumar-se à nova realidade. Acredite, saber adaptar-se é uma forma de se proteger e evitar uma série de sofrimentos.

10. Permita a si mesmo que tente

Às vezes, as coisas podem ser mais simples do que imaginamos, só precisamos de nos esforçar para descomplicá-las e, simplesmente, tentar. Em vez de ficar a pensar e remoer todos os pormenores, a culpar-se, imaginar milhares de possíveis consequências, dê a si mesmo a oportunidade de tentar.


É claro que para certas atitudes existem cuidados para minimizar riscos, mas devemo-nos manter atentos para evitar que essa preocupação se torne excessiva e, consequentemente, paralisante. Descomplique e tente, se falhar, aprenda com a situação e prepare-se para a próxima oportunidade.

Numa escala de 0 a 10, onde se situa na escala o seu medo do fracasso? Independentemente da resposta, colocar as dicas que foram compartilhadas em prática ajudará a tornar-se cada vez mais forte e confiante!


Melhores Fornecedores RH 2024 - Kelly Portugal na lista dos premiados.
Por Kelly 22 fev., 2024
Pela 10ª vez consecutiva, a Kelly Services Portugal, pertencente ao grupo Gi Group Holding, é distinguida pela APG – Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas como o melhor Fornecedor RH em Portugal. Continuar a ler...
Coluna de opinião
Por Rui Barroso 26 jan., 2024
Um ambiente de trabalho saudável e produtivo é um dos aspetos essenciais para uma equipa trabalhar de forma eficaz e motivada. Compreender a motivação humana é algo já amplamente explorado, como por exemplo na famosa Teoria das Necessidades, de Maslow. Continuar a ler...
Aquisição da atividade europeia da Kelly pela Gi Group Holding .
17 jan., 2024
A Gi Group Holding anunciou dia 3 de janeiro a conclusão bem-sucedida da aquisição da atividade europeia da Kelly (Nasdaq: KELYA, KELYB), um dos principais fornecedores mundiais de soluções especializadas em talentos, tornando-se a maior aquisição na história da Gi Group Holding e aumentando as suas receitas para cinco mil milhões de euros.
Empregados e aborrecidos. Resenteeism é um novo desafio para as empresas
Por Pedro Pessoa, people development manager na Kelly Portugal para o jornal NOVO 15 jan., 2024
Resenteeism: Esta tendência no mercado laboral ocorre quando um funcionário está insatisfeito no seu emprego, externaliza a insatisfação, mas não se demite. “A insatisfação pode estimular resultados distintos”. Saiba como.
Por Joana Gama 13 dez., 2023
Sentir-se inadequado/a é algo comum, especialmente no ambiente de trabalho, onde somos avaliados pelo nosso desempenho. O síndrome do impostor pode se infiltrar nos nossos pensamentos, e fragilizar os nossos esforços e conquistas. Mas existe uma forma de transformar isso em algo poderoso? Veja o artigo completo.
Por Lucélia Silva 05 dez., 2023
Gostaria de saber se a sua carreira está em movimento? Descubra como as férias de inverno podem ser a chave para recarregar, refletir e se preparar para o próximo ano de trabalho. Apresentamos 5 perguntas que precisa de fazer para fazer o diagnóstico profissional e garantir um 2024 alinhado com suas aspirações e necessidades.
Por Dinheiro Vivo 27 nov., 2023
Apesar da remuneração continuar a ter um peso incontornável, os fatores ligados ao bem-estar dos profissionais e à flexibilidade dos modelos de trabalho são cada vez mais alavancas estratégicas para prevenir a fuga de recursos humanos para o exterior.
Descubra como a AI pode ajudá-lo a encontrar emprego
Por Notícias ao Minuto 21 nov., 2023
Descubra como a inteligência artificial (IA) está a revolucionar a forma como procuramos emprego. Neste artigo, revela as diversas maneiras pelas quais a IA está a ser utilizada em processos de recrutamento e como você pode aproveitar essas tecnologias a seu favor. Desde a otimização de currículos até à identificação de oportunidades de trabalho personalizadas, saiba como a IA pode se tornar sua melhor aliada na busca pelo emprego ideal.
Competências pessoais podem ajudar na procura de emprego
Por Kelly 07 nov., 2023
No atual mercado de trabalho ferozmente competitivo, as suas qualificações e experiência profissionais são essenciais, mas há outro fator crítico que o/a pode ajudar a distinguir-se: as suas competências pessoais. Continuar a ler...
Trabalho remoto vs trabalho no escritório
Por Kelly 07 nov., 2023
Nesta publicação do blog, vamos comparar a sustentabilidade ambiental do trabalho remoto e híbrido com o trabalho tradicional de escritório, lançando luz sobre os prós e contras de cada abordagem.
VER MAIS
Share by: