As principais decisões que os líderes enfrentarão enquadram-se em duas categorias: políticas da empresa e práticas de gestão.
De seguida, damos uma vista de olhos às principais tendências em cada uma dessas categorias.
- Qual é a combinação certa de trabalho remoto para a sua empresa:
Os possíveis cenários incluem um ambiente praticamente remoto, híbrido (com colaboradores no escritório a meio termo, normalmente dois ou três dias por semana), ou um ambiente praticamente todo no escritório. Para determinar a política ideal da sua empresa, os líderes devem ter em consideração as seguintes estratégias:
Pesquisas iniciais sobre o WFA sugerem que conceder flexibilidade geográfica permite que os funcionários procurem objetivos de vida maiores, relacionados com a satisfação, e que esse benefício pode, na verdade, aumentar a produtividade do funcionário em relação às condições do trabalho a partir de casa.
As considerações estratégicas para o WFA incluem o potencial para uma variedade de talentos, bem como o recrutamento competitivo de colaboradores muito procurados. A liderança da empresa também precisa de decidir como melhor aproveitar as vantagens do trabalho assíncrono num ambiente WFA enquanto gere os desafios relacionados com a coordenação de tarefas.
É recomendado que as empresas forneçam formação em skills que melhoram o trabalho remoto, incluindo: estabelecimento de normas de trabalho, construção de confiança, padrões de comunicação virtual eficazes e incorporação de elementos sociais nas relações virtuais e trabalho. Além disso, a formação sobre a gestão de equipas híbridas será valioso para manter a equidade entre os colaboradores remotos e locais.
Além da política da empresa, as empresas devem considerar a adaptação de práticas e comportamentos de gestão para um local remoto ou híbrido. Aqui estão algumas perguntas que os gerentes devem pensar como parte da transição de uma força de trabalho remota de longo prazo:
- Como pode promover um clima saudável de trabalho remoto?
- Como pode ajudar os colaboradores a gerir prioridades entre o trabalho e a vida pessoal?
- Como pode criar uma sensação de segurança psicológica?
- Como pode criar engagement com os colaboradores?
A pesquisa indica que mesmo pequenas interações sociais de alta qualidade, como as que foram mencionadas anteriormente, podem diminuir o stress e aumentar o bem-estar. Essas interações podem fornecer uma sensação de pertença, diminuindo os sentimentos de isolamento frequentemente associados ao trabalho remoto.
Um estudo com colegas remotos indicou que a cadência de comunicação promove relações de trabalho produtivas e confiáveis. Os gerentes podem criar cadência entre os colaboradores utilizando as reuniões como oportunidades para os colaboradores criarem conexões sociais e promoverem relações personalizadas através da partilha de músicas, fotografias e factos engraçados.
Para além disso, a chefia pode estabelecer práticas para a colaboração em equipa. Construir uma mentalidade compartilhada para equipas digitas promove uma identidade e um entendimento comum. Isso pode ser desenvolvido ao definir as metas da equipa, fornecendo um contexto de informações compartilhadas e esclarecendo o propósito da equipa, semelhante ao desenvolvimento da equipa em ambientes tradicionais de escritório. Os eventos para conectar proactivamente os colaboradores internos e remotos também devem ser mantidos no futuro, como salas de conversa virtuais e horários de trabalho remoto.
- Como pode cultivar a confiança e responsabilidade dos funcionários?
Fonte: https://hbr.org/2021/03/what-is-your-organizations-long-term-remote-work-strategy