Qual é a estratégia a longo prazo de trabalho remoto na sua empresa?  

Kelly • jul. 16, 2021

​Praticamente todas as projeções prevêem que a força de trabalho pós-pandemia será mais remota, ou seja, quase todas as empresas terão um aumento de trabalho remoto comparativamente ao trabalho pré-pandemia.

À medida que as restrições relativas à pandemia diminuem, os líderes das empresas precisam de tomar decisões sobre como alcançar uma estratégia ideal de trabalho remoto.

Ao contrário da mudança que começou abruptamente no início de 2020, a mudança que se aproxima pode ser proativa e intencional. Em vez de simplesmente mudar as operações para “voltar ao normal”, pedimos aos líderes que pensem em como podem aproveitar as recentes experiências de trabalho remoto para planear uma força de trabalho remota no futuro. Se lidera uma empresa ou uma equipa pequena, agora é a altura de começar a planear.

As principais decisões que os líderes enfrentarão enquadram-se em duas categorias: políticas da empresa e práticas de gestão.

De seguida, damos uma vista de olhos às principais tendências em cada uma dessas categorias.

1. Políticas da empresa

Uma implementação proativa de trabalho remoto pode exigir a atualização das políticas da empresa para atender às necessidades de uma força de trabalho dispersa. Conforme as empresas reconsideram as políticas existentes, precisarão de responder às seguintes questões:


- Qual é a combinação certa de trabalho remoto para a sua empresa:


Os possíveis cenários incluem um ambiente praticamente remoto, híbrido (com colaboradores no escritório a meio termo, normalmente dois ou três dias por semana), ou um ambiente praticamente todo no escritório. Para determinar a política ideal da sua empresa, os líderes devem ter em consideração as seguintes estratégias:





2. Está pronto a considerar uma política de trabalho em qualquer lugar? (Working from anywhere – WFA).


Isso permitirá que os colaboradores morem em qualquer lugar que desejam (normalmente numa região definida), como os Estados Unidos ou União Europeia), desde que possam realizar o seu trabalho com produtividade para a empresa.

Pesquisas iniciais sobre o WFA sugerem que conceder flexibilidade geográfica permite que os funcionários procurem objetivos de vida maiores, relacionados com a satisfação, e que esse benefício pode, na verdade, aumentar a produtividade do funcionário em relação às condições do trabalho a partir de casa.

As considerações estratégicas para o WFA incluem o potencial para uma variedade de talentos, bem como o recrutamento competitivo de colaboradores muito procurados. A liderança da empresa também precisa de decidir como melhor aproveitar as vantagens do trabalho assíncrono num ambiente WFA enquanto gere os desafios relacionados com a coordenação de tarefas.

As consequências fiscais específicas do Estado também tendem a evoluir, dependendo do número de colaboradores e das funções desempenhadas durante o trabalho em casa.

3. Como pode manter uma cultura corporativa forte?

A cultura da empresa pode precisar de ser reforçada à medida que o trabalho transita para modelos mais remotos/híbridos. Distribuir o conhecimento das normas, valores e premissas importantes para a organização torna-se mais difícil com uma força de trabalho distribuída.

As recomendações para sustentar a cultura num ambiente virtual incluem almoços especiais para construir experiências compartilhadas, pesquisas para verificar se os valores compartilhados estão a chegar aos colaboradores e comunicações sobre programas e iniciativas importantes para a empresa.

4. Que políticas de RH vão ter de ser atualizadas?

As empresas que consideram o trabalho totalmente remoto ou híbrido podem precisar de alterar uma variedade de políticas e práticas de recursos humanos:

5. Que tipo de formação será necessário oferecer?

As empresas estão cada vez mais a perceber que a formação em aspetos sociais e relacionais do trabalho remoto é tão importante quanto a formação em tecnologia e políticas da empresa.

É recomendado que as empresas forneçam formação em skills que melhoram o trabalho remoto, incluindo: estabelecimento de normas de trabalho, construção de confiança, padrões de comunicação virtual eficazes e incorporação de elementos sociais nas relações virtuais e trabalho. Além disso, a formação sobre a gestão de equipas híbridas será valioso para manter a equidade entre os colaboradores remotos e locais.

6. Práticas de gestão

Além da política da empresa, as empresas devem considerar a adaptação de práticas e comportamentos de gestão para um local remoto ou híbrido. Aqui estão algumas perguntas que os gerentes devem pensar como parte da transição de uma força de trabalho remota de longo prazo:

- Como pode promover um clima saudável de trabalho remoto?


Um dos aspetos mais importantes da gestão de uma força de trabalho remota ou híbrida a longo prazo é o estabelecimento de um clima organizacional encorajador e positivo para os trabalhadores remotos.

- Como pode ajudar os colaboradores a gerir prioridades entre o trabalho e a vida pessoal?


Num ambiente de trabalho remoto ou híbrido, os líderes têm a oportunidade de ajudar os colaboradores a implementar modelos para gerir com eficácia o trabalho e a vida pessoal. Às vezes, isso envolve demonstrar que o objetivo pode não ser encontrar um equilíbrio perfeito, mas sim um ritmo de trabalho-vida pessoal que funcione melhor.

ia para dicas de como fazer isto. É importante definir os vários limites para os colaboradores, incluindo:

- Como pode criar uma sensação de segurança psicológica?


Uma pesquisa demonstrou que as equipas de alto desempenho têm uma sensação de segurança psicológica em que os colaboradores sentem que podem falar, pedir ajuda e oferecer ideias sem serem punidos. A segurança psicológica é valiosa no ambiente de trabalho remoto e pode ser aumentada quando os gerentes:

- Como pode criar engagement com os colaboradores?


A pesquisa indica que mesmo pequenas interações sociais de alta qualidade, como as que foram mencionadas anteriormente, podem diminuir o stress e aumentar o bem-estar. Essas interações podem fornecer uma sensação de pertença, diminuindo os sentimentos de isolamento frequentemente associados ao trabalho remoto.

Um estudo com colegas remotos indicou que a cadência de comunicação promove relações de trabalho produtivas e confiáveis. Os gerentes podem criar cadência entre os colaboradores utilizando as reuniões como oportunidades para os colaboradores criarem conexões sociais e promoverem relações personalizadas através da partilha de músicas, fotografias e factos engraçados.

Para além disso, a chefia pode estabelecer práticas para a colaboração em equipa. Construir uma mentalidade compartilhada para equipas digitas promove uma identidade e um entendimento comum. Isso pode ser desenvolvido ao definir as metas da equipa, fornecendo um contexto de informações compartilhadas e esclarecendo o propósito da equipa, semelhante ao desenvolvimento da equipa em ambientes tradicionais de escritório. Os eventos para conectar proactivamente os colaboradores internos e remotos também devem ser mantidos no futuro, como salas de conversa virtuais e horários de trabalho remoto.

- Como pode cultivar a confiança e responsabilidade dos funcionários?


Depois de passar a crise do Covid-19, os gerentes podem sentir a necessidade de encontrar diferentes formas de restabelecer a confiança entre as equipas remotas a longo prazo. Por mais difícil que seja conhecer e compreender as ações e motivações dos colaboradores no trabalho remoto, estabelecer confiança interpessoal pode ser desafiante.

7. A chefia pode investir em tecnologia para definir e atualizar metas e objetivos relacionados com os resultados desejados e gerar feedback sobre essas metas.


Podem estabelecer pontos de contacto ao longo do ano para criar responsabilidade e ajudar os funcionários a desenvolverem-se profissionalmente. Este tipo de tecnologia não deve ser utilizado para monitorizar a presença dos funcionários, mas para fornecer oportunidades de compartilhar informação e orientar os colaboradores.


À medida que voltamos aos locais de trabalho pré-pandémicos, são pensadas diversas decisões estratégicas sobre como desenvolver um trabalho remoto e híbrido. Com planeamento, as empresas podem considerar as políticas da empresa e as práticas de gestão para transformar a sua força de trabalho remota.

Agora chegou a hora de refletir sobre o quanto os seus colaboradores aprenderam no último ano, e usar o seu novo conhecimento e experiência para criar o seu próprio local de trabalho ideal para o futuro.


Fonte: https://hbr.org/2021/03/what-is-your-organizations-long-term-remote-work-strategy


Melhores Fornecedores RH 2024 - Kelly Portugal na lista dos premiados.
Por Kelly 22 fev., 2024
Pela 10ª vez consecutiva, a Kelly Services Portugal, pertencente ao grupo Gi Group Holding, é distinguida pela APG – Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas como o melhor Fornecedor RH em Portugal. Continuar a ler...
Coluna de opinião
Por Rui Barroso 26 jan., 2024
Um ambiente de trabalho saudável e produtivo é um dos aspetos essenciais para uma equipa trabalhar de forma eficaz e motivada. Compreender a motivação humana é algo já amplamente explorado, como por exemplo na famosa Teoria das Necessidades, de Maslow. Continuar a ler...
Aquisição da atividade europeia da Kelly pela Gi Group Holding .
17 jan., 2024
A Gi Group Holding anunciou dia 3 de janeiro a conclusão bem-sucedida da aquisição da atividade europeia da Kelly (Nasdaq: KELYA, KELYB), um dos principais fornecedores mundiais de soluções especializadas em talentos, tornando-se a maior aquisição na história da Gi Group Holding e aumentando as suas receitas para cinco mil milhões de euros.
Empregados e aborrecidos. Resenteeism é um novo desafio para as empresas
Por Pedro Pessoa, people development manager na Kelly Portugal para o jornal NOVO 15 jan., 2024
Resenteeism: Esta tendência no mercado laboral ocorre quando um funcionário está insatisfeito no seu emprego, externaliza a insatisfação, mas não se demite. “A insatisfação pode estimular resultados distintos”. Saiba como.
Por Joana Gama 13 dez., 2023
Sentir-se inadequado/a é algo comum, especialmente no ambiente de trabalho, onde somos avaliados pelo nosso desempenho. O síndrome do impostor pode se infiltrar nos nossos pensamentos, e fragilizar os nossos esforços e conquistas. Mas existe uma forma de transformar isso em algo poderoso? Veja o artigo completo.
Por Lucélia Silva 05 dez., 2023
Gostaria de saber se a sua carreira está em movimento? Descubra como as férias de inverno podem ser a chave para recarregar, refletir e se preparar para o próximo ano de trabalho. Apresentamos 5 perguntas que precisa de fazer para fazer o diagnóstico profissional e garantir um 2024 alinhado com suas aspirações e necessidades.
Por Dinheiro Vivo 27 nov., 2023
Apesar da remuneração continuar a ter um peso incontornável, os fatores ligados ao bem-estar dos profissionais e à flexibilidade dos modelos de trabalho são cada vez mais alavancas estratégicas para prevenir a fuga de recursos humanos para o exterior.
Descubra como a AI pode ajudá-lo a encontrar emprego
Por Notícias ao Minuto 21 nov., 2023
Descubra como a inteligência artificial (IA) está a revolucionar a forma como procuramos emprego. Neste artigo, revela as diversas maneiras pelas quais a IA está a ser utilizada em processos de recrutamento e como você pode aproveitar essas tecnologias a seu favor. Desde a otimização de currículos até à identificação de oportunidades de trabalho personalizadas, saiba como a IA pode se tornar sua melhor aliada na busca pelo emprego ideal.
Competências pessoais podem ajudar na procura de emprego
Por Kelly 07 nov., 2023
No atual mercado de trabalho ferozmente competitivo, as suas qualificações e experiência profissionais são essenciais, mas há outro fator crítico que o/a pode ajudar a distinguir-se: as suas competências pessoais. Continuar a ler...
Trabalho remoto vs trabalho no escritório
Por Kelly 07 nov., 2023
Nesta publicação do blog, vamos comparar a sustentabilidade ambiental do trabalho remoto e híbrido com o trabalho tradicional de escritório, lançando luz sobre os prós e contras de cada abordagem.
VER MAIS
Share by: